domingo, 28 de novembro de 2010

O Que? Corretivo nos lábios?



Apesar de soar estranha, a dica de hoje serve para todas as ocasiões e ajuda a resultar em vários efeitos.
Experimente passar o corretivo que você está habituada a usar nas olheiras, aplicando nos lábios antes do batom.
Esse truque serve para “apagar” a cor da boca.
Com isso, ela fica na mesma tonalidade da pele (que já deve estar preparada com base, pó, etc) , e assim a cor do batom que você escolher, “acenderá” aparecendo bem mais.
Funciona mais ou menos como você escrever em uma folha branca e depois em uma folha bem escura, de papel reciclado, por exemplo.
A cor da caneta aparece bem mais, na sobre a folha branca.
Além disso, o batom dura muito mais, pois o corretivo retira a umidade natural do lábio, evitando que o batom saia facilmente.
E se não bastassem esses benefícios, o corretivo também pode ser utilizado depois do batom, se você quiser “clarear” a cor.
Para um efeito mais próprio para a noite, uma camada de corretivo e um toque de gloss (de cor clara) fica perfeito
Experimente,

Beijos”
Vane

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Como dar um toque de Cor numa maquiagem básica?


No dia a dia, minha maquiagem costuma ser bastante básica - normalmente nude.
Eu opto por essa combinação, pela praticidade, por ser uma opção clássica, discreta, elegante, enfim...
Mas quem já não passou por uma situação em que tem um compromisso logo após o trabalho e precisa dar uma repaginada rápida?
A idéia de hoje é essa... como dar um toque de cor, numa maquiagem estilo: cara lavada.
O truque aqui é: Utilizar o pincel chanfrado (eu disse que ele era um coringa) para fazer um traço logo abaixo dos cílios inferiores, usando uma sombra bem colorida.
Optei pela verde, mas esse truque pode ser utilizado com qualquer outra cor.
O restante da maquiagem é o básico do básico:
Base, Pó, Blush, Rímel, Curvex.
E já que a idéia era destacar a cor do traço, na pálpebra móvel, usei um pó um tom mais escuro que minha pele, para dar um tom nude mais escuro...
As fotos foram feitas meio as pressas, mas acho que dá pra ter uma idéia do princípio da coisa...

Vejam:




Tentem...
Beijos!

Vane

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Sobrancelha falhada? A maquiagem resolve




Algumas tem o privilégio de não precisar desse truque, então, dá série: dá-se um jeito em tudo – segue a boa dica de hoje.
Para quem tem alguma falha na sobrancelha, e costuma recorrer ao famoso retoque com lápis de olho, experimente substituí-lo pelo kit:

Pincel chanfrado + Sombra opaca.

Mas...Porque pincel e ainda por cima Chanfrado?


Esse pincel é um dos mais uteis e versáteis que se tem noticia. Eu uso muito, indico muito e quem usa adora. Porque ele é um coringa...no decorrer dos posts, conto as demais utilidades dele.
Para a dica de hoje, ele é ótimo pois além de dar precisão na hora de aplicar, permite que se faça um “sombreado” sobre a sobrancelha original.
O que por si só já dá um acabamento mais original na maquiagem.

Em tempo: eu indico o pincel do Boticário (esse da foto), que é o mais fino que eu ja encontrei. Quanto mais fino, maior precisão no traço. Além do custo benefício $$$$$. Ele custa em torno de R$13,00.

Tá, e a sombra?

Bem, a sombra, quando aplicada com esse tipo de pincel, vira quase um “delineador” menos pigmentado. Ela preenche as falhas, que forma mais sutil que o lápis, pois não pinta tanto a pele.
Quanto a cor da sombra, escolha uma que mais se aproxime da cor da sua sobrancelha natural (normalmente fica em uma variação entre marrom e cinza). Não tente escurecer nem clarear a cor natural com esse truqie porque não funciona.

Aliás, se eu tenho uma boa dica para dar é: A maquiagem não deve servir para mudar radicalmente o rosto de alguém, fazendo com que a pessoa mal se reconheça. Ela deve sim, sutilmente servir para valorizar aquilo que temos de mais bonito, e esconder aquilo que não nos favorece. Simples assim.

Menos é mais.

Beijos,

Vane


Precisa limpar a pele e não tem o produto certo?



Hoje a dica é rápida, pratica e eficiente.
Você sabe que precisa limpar a pele antes de começar a maquiagem, mas as vezes rola de não ter no momento o produto adequado, como um adstringente por exemplo.
Não vá partir para cima do sabonete comunitário do banho e deixar a pele toda repuxada. 
Os sabonetes em barra tem PH bem acima do da pele, e não são indicados para o rosto.
Vá até a farmácia mais próxima e compre Soro fisiológico. Sim, isso mesmo.
Molhe um algodãozinho e limpe a pele normalmente.
Não vale recorrer a esse recurso todos os dias, mas ele quebra um galho na hora da necessidade.

**Leite de Rosas, também faz esse papel dignamente ok?

Beijo, boa sorte.
Vane

domingo, 21 de novembro de 2010

Não tem o costume de usar base? Que tal começar de jeito diferente?



Por incrível que pareça, muitas mulheres que não tem o hábito de se maquiar diariamente, ainda se assustam um pouco com o uso da base.
Acham estranho por exemplo, acostumarem a usá-la no dia a dia, já que estavam habituadas a usar base apenas em ocasiões especiais, de maquiagem mega elaborada.
Como tudo na vida, o uso da base é principalmente uma questão de hábito.
Mas tem um truquezinho que acho bem válido, para quem quer começar de leve nessa vida de Diva Maquiada do dia-a-dia.  J

Experimente comprar um hidratante facial de consistência mais liquida. Coloque uma quantidade pequena ( um pouco menor do que você usaria normalmente) na palma da mão.
Agora coloque a mesma quantidade de uma base liquida de sua preferência.
Faça a alquimia misturando bem os dois produtos e pronto! Aplique sem medo.

A diferença é que deste modo, misturada ao hidratante, a base ficará mais diluída e portanto mais fácil de aplicar. Assim, você terá uma camada fina do produto e evita que haja acumulo em algum ponto do rosto.
Além disso, você terá uma pele com aparência super natural, e uma cobertura extremamente leve, ideal para quem quer uma maquiagem levinha e sutil.

Boa sorte!

Beijo!
Vane

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Delineador



Acho que 10 entre 10 mulheres gostam do delineador.
E acho também que 09 entre 10 dizem que tem dificuldade de passar.
Normal né gente? Sobre tudo para quem não está habituada. Mas vou revelar qual é o segredo, já!
Preperadas?
.
.
.
Lá vai
.
.
E o segredo é:
.
.
.T_R_E_I_N_O

Gurias,não tem outro jeito. É treino mesmo. Pratica.
Vai borrar, vai sujar, vai enfiar o delineador no olho (cuidado que dói), vai chorar, vai tudo...mas também vai pegar a prática.
E depois de pegar a pratica, é rápido e rasteiro.

Algumas curiosidades:

Tipos de Delineadores

Os delineadores mais comuns são os de Caneta (todas as marcas tem o seu, é o modelo mais comum) e os de Pincél. Pelos relatos que ouço por aí, as pessoas costumam ter mais facilidade para usar o de caneta.
Eu, particularmente gosto e tenho mais facilidade com o de pincel. Talvez porque eu tenha aprendido a passar com ele, então tenho uma certa dificuldade motora com o outro. Até sai, mas não com tanta facilidade.
Mas é gosto pessoal apenas. O efeito é o mesmo.
Além destes, existem também os delineadores em pasta (devem ser passados com pincel), os retrateis que são irmãos do kajal e do lápis de olho.

Os Coloridos
Sim, são lindos,dão um ar alegre e dão um toque de glamour à maquiagem.
Experimente utilizá-los por cima do traço do delineador preto, que fica um arraso.

Outras opções:
Para quem já tentou de todas as formas, ou não tem a menor paciência de ficar tentando passar o delineador tradicional, uma boa substituta é a sombra preta (ou outra cor escura a seu gosto) aplicada com o pincel chanfrado.
Ele te dá mais precisão do traço e não borra tanto.
Além deste, temos também o lápis de olho com a esponjinha de esfumar na ponta. A noticia boa, é que o traço não precisa ser tão fino ou preciso, pq basta esfumar depois de fazer.


É para todas?

Bem gurias, quem sou eu para dizer quem pode usar o que não é? Entretanto eu particularmente acho que delineador fica melhor em quem tem bastante espaço entre a pálpebra e a sobrancelha.
Quem tem os olhos pequenos ou a pálpebra móvel um pouco escondidinha, corre o risco de diminuir ainda mais os olhos, além de desaparecer com a maquiagem que está por baixo do delineador.
Para essas pessoas recomendo uma sombra clara no meio da pálpebra, uma sombra marrom mais escura no canto externo subindo para o côncavo e um lápis bege para aumentar os olhos. (A vult tem um retrátil maravilhoso) Deixe o lápis ou a sombra preta para usar por fora, abaixo dos cilios inferiores. Isto também da uma super aumentada nos cílios.

Vejam o exemplo desta aluna:

**As fotos não estão com a qualidade ideal, mas creio que dê pra ter uma idéia...

A Paula tem a pálpebra escodindinha...se eu tivesse usado um delineador, além de borrar com a própria pálpebra, ele não apareceria, diminuiria os olhos, e cobriria o efeito da sombra.
Por isso caprichamos no rimel e no curvex ( o que já dá uma boa aumentada nos olhos), além de utilizar o lápis bege, mais a combinação: sombra mais escura no canto e mais clara no meio...

Antes do make:
 Depois do Make


Em breve farei um video para demonstrar melhor como se passa o delineador, e alguns truquezinhos facilitadores.

Beijo""
Vane

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Não usa sombra preta porque suja o rosto?


A pessoa se esforça, faz toda a preparação da pele com direito a limpeza, hidratação, primer, base, pó, blush e vai eufórica fazer um olho pretão.
Na primeira aplicada de sombra preta que deveria ficar na pálpebra, você abre os olhos e tem a impressão de ter passado carvão no rosto, tamanha a sujeira que causa.
Dá-se um jeito.
A primeira coisa a ser feita é: antes de aplicar a sombra preta no olho, dê umas batidinhas no pincel para tirar o excesso do produto. Isso já minimiza bastante os estragos.
Mas não tem como evitar que caiam algumas partículas de sombra. Então a solução é:
Antes de passar a sombra, pegue a esponjinha do pó (que NÃO SERVE PARA PASSAR O PÓ), e deposite uma quantidade exagerada de pó, abaixo dos olhos.
Sim, o termo é esse mesmo: depositar. Pegue o pó com a esponjinha e vai encostando no rosto sem esfregar. Exagere mesmo, sem medo. Vai ficar horrível, mas não tem problema, que a gente resolve no final.
Depois disso, pode abusar da sombra preta e deixar a sujeira cair a vontade.
Quanto terminar, pegue o pincel do pó e use-o para varrer a sombra preta e o acumulo de pó ao mesmo tempo.
O pó protege a pele e impede que a sombra grude, por isso a quantidade precisa ser bastante generosa.

Boa sorte!

Beijo””

Vane

domingo, 14 de novembro de 2010

Demaquilar, eis a questão!




Já ouvi mulheres dizerem que tem preguiça de se maquiar só de pensar no trabalho que terão para tirar a maquiagem.
Demaquilante é realmente um item que não classifico como dos mais práticos, mas tirar a maquiagem e limpar bem a pele é fundamental SIM.
E sejamos francas: Qualquer que seja o método de limpeza (com ou sem demaquilante), o tempo gasto não é maior do que 10 minutos. Se pensarmos que estamos cuidando com carinho da saúde e da beleza da nossa pele, dá pra ter certeza de que vale a pena.
Eu particularmente uso pouco demaquilante, porque opto por lavar o rosto com água e Shampoo Johnson (aquele original, amarelinho de bebê).
Essa dica foi me passada por um oftalmologista a principio para tirar maquiagem dos olhos, pois ele não agride a pele e não dá aquela sensação de ardência nos olhos. Como o próprio rotulo anuncia, chega de lágrimas!
Testei e nunca mais deixei de usar, por achar o método mais prático de tirar desde um simples rimel, até um amontoado de sombra e Glitter que uso em algumas ocasiões, passando pela base e o pó.
Por isso ele é o meu eleito, como melhor demaquilante. Pelo simples fato de ser a forma mais prática.
Mas, para quem não abre mão de demaquilante mesmo, já usei aquele branquinho da Avon para área dos olhos, super baratinho e que também é bastante útil em qualquer emergência.
Para os casos em que se necessite algo mais potente, recomendo algum demaquilante bifásico ( A Lancôme possui excelentes opções). Eles são ideais para tirar rimel a prova d’agua por exemplo (o que por sinal,também não recomendo, mas isso é assunto para um outro momento).
Enfim, é uma questão de gosto pessoal. O que não vale é dormir maquiada, com os poros obstruídos e acordar com cara de roupa mal lavada.
Até um lencinho umedecido, numa emergência em que você esteja longe da civilização, e tenha esquecido de levar um produto mais adequado, serve!
A pele precisa respirar para renovar as células e ficar com um aspecto belo e descansado.
Ah, um hidratantezinho noturno também ajuda viu? Pense na mordomia: Enquanto você dorme, ele transforma a sua pele...

Experimenta, vai!

Boa sorte!

Beijo””

sábado, 13 de novembro de 2010

Luz, Calma, Ação!


A maioria das mortais costuma se maquiar no banheiro.
Afinal, tudo pela praticidade não é mesmo? Você acorda, escova os dentes, lava o rosto, e pronto. Está todo o arsenal ali a seu alcance.
O problema é que normalmente o banheiro tem uma luz que favorece pouco. Além de não ser suficientemente clara, ela normalmente se resume a uma luz que fica acima do espelho e por tanto, acima da cabeça da gente. 
Luz em cima do armarinho do banheiro = sombra no rosto = falsa impressão de que é preciso mais base e corretivo do que o realmente necessário.
Não, não precisa alugar um holofote, nem comprar uma lâmpada de proporções próximas a um farol no meio do oceano.
A receita aqui é paciência. Aplique os produtos de leve (é sempre mais fácil aumentar a quantidade aos poucos, do que retirar excessos gritantes) e vá procurar algum lugar iluminado da casa. De preferência, com maior incidência de luz natural...ou seja: próximo a portas ou janelas. E se olhe no espelho neste lugar para ter a noção exata se não ficou manchada.
Não vá arrancar o armarinho do banheiro da parede e levar até a janela da sala né dramática! Um espelhinho pequeno resolve a questão.
O que importa é olhar com muita atenção, para não sair fantasiada de Dálmata por aí.Atenção especial para a área em que termina o rosto e começa o pescoço, além da área dos olho e proximidades das orelhas. É onde normalmente ficam mais visíveis as manchas.

Boa sorte!

Beijo””

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Acordei com os lábios secos, e escamando. Como passar o batom, sem ficar com aquele aspecto de lábios rachados?


Quem mora em cidades com clima mais frio, sabe bem do que estou falando e certamente já passou por isso.
A gente passa manteiga de Cacau, engana com gloss e nada. Quando vai passar o batom, o lábio fica com aquela aparência feia, e com umas indesejáveis pelezinhas aparecendo.
Solução rápida: Pegue um cotonete, molhe na água gelada e passe nos lábios friccionando com certa força. Além de remover as células mortas, isso fará com que a pele dessa região seja irrigada pelos vasos sanguineos , tirando o aspecto de lábios escamando.
Em seguida, pode passar o batom, que ficarás belíssima!

A outra boa dica, para médio prazo é usar regularmente um condicionador labial. Sugiro o da linha Renew da Avon que é excelente, e no dia a dia pode tranquilamente ser usado como batom.Ele não tem cor, mas dá um brilho e um ar bem saudável.
Quem preferir, pode optar por usá-lo antes do batom de sua preferência.

Boa sorte!

Beijo””

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Exagerou na quantidade de base e pó. E agora?



Daí acontece de você estar lá toda linda finalizando a preparação da pele, aquela luz um pouco escura do banheiro, e você não economizando em nada na quantidade de base e pó.
Mas por algum motivo, você passa em frente a outro espelho, mais iluminado e percebe que a coisa está um pouco carregada demais. Beirando a cobertura “Gesso”.
Antes de pegar o sabão em barra e querer esfoliar a pele se maldizendo porque definitivamente não nasceu para coisa, acalma o coração!
Lembra aquela esponjinha que vem no estojo do pó e que você não usa, pois já aprendeu que pó se passa com pincel e não com esponja?
Corre na gaveta, pega a dita e passa levemente no rosto, várias vezes até tirar o excesso.
Se você tiver em casa aquelas esponjinhas de pó de látex (vende nas farmácias em geral), melhor ainda, pois ela é ainda mais fácil de usar.
Colocou a esponjinha do pó fora?
Não tem a esponjinha de látex?
Acalma o coração novamente.
Pegue um lencinho de papel bem macio, e passe delicadamente (eu repito: DELICADAMENTE) em todo o rosto. A idéia, não é fazer uma escavação vulcânica na pele, e sim tirar os excessos. Então, devagar com o andor. Dê uma atenção especial aos pontos em que os produtos costumam acumular mais: nas dobrinhas do nariz, na divisa entre rosto e pescoço e próximo das sobrancelhas.
Excesso retirado, é hora de usar o pincel de polir, para dar uma “iluminada” naquela aparência de reboco.

Pronto, concluído esse processo, a aparência fica mais natural e menos carregada. Ou seja: Você fica ainda mais bonita.

Boa sorte!

Beijo!

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Comprou a base certa, mas errou a cor?


Acidente de percurso bastante comum esse.

Mas calma, para tudo há uma solução.

Se escolheu uma base mais escura do que seu tom natural, não precisa jogá-la fora, ou se desesperar. Muito menos sair por aí, exibindo uma tonalidade “tijolo”.
Basta comprar uma base liquida (baratinha) e misturar com a base mais escura.
Para não errar a mão na mistura, indico que se faça a alquimia, a cada aplicação, e em pequenas quantidades.

 Isso porque,  pode ser arriscado querer colocar a base mais clara, dentro da embalagem mais escura...pode ser que clareie demais e assim você ganhe mais um problema em vez de uma solução.
Fazendo a mistura a cada aplicação, é possível dosar a quantidade das cores, até que se chegue no tom desejado.

Então, se liga na boa dica.

Pegue um pouco da base mais escura e coloque na palma da mão.
Pegue um pouco da base mais clara e vá adicionando sobre a mais escura e misturando até chegar na cor ideal.

Lembrando: A cor ideal é a que mais chegar próxima a sua cor natural. Aquela que você aplica no pescoço e ela desaparece na sua pele.

O mesmo vale se comprar uma base mais clara do que seu tom. É só fazer o processo inverso. Corre na “lojinha”, compra uma base liquida um ou dois tons mais escura e parte para a alquimia das bases.

Boa sorte!

Beijo!""

Vane

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Como aplicar a base: Pincel, esponja ou mãos?


Se você jogar no Google a expressão: Pincel para Base, prepare-se: certamente aparecerá um numero infinito de modelos, tamanhos, cores, preços.
São tantas, mas tantas as opções que a pessoa quase desiste de usar base só pelo cansaço de ter que escolher o pincel.
É claro que, para um profissional da área, esses itens até fazem a diferença, sobretudo se a maquiagem precisa ser fotografada. Isso porque, algumas imperfeições que não ficam visíveis a olho nu, acabam aparecendo na foto.
Porém, para uso “doméstico”, não faz o menor sentido a pessoa comprar 318215542359 pinceis que sequer vai saber usar. Assim como também não precisa fazer um consorcio para pagar um pincel da Sigma, que terá para você a mesma utilidade de um do Boticário por exemplo, que custa metade da metade da metade do preço.
Então, a minha humilde opinião é:

É mesmo necessário comprar um pincel para passar base?
NÃO!
A mão dá conta do recado muito bem, obrigada. Com ela você poderá espalhar bem o produto, é só estar atenta para aplicar de maneira uniforme.
É importante não demorar muito para espalhar, para evitar que o produto “seque” na pele. Isso dificulta a aplicação.
Fora isso, principalmente para quem não tem prática, a mão é o melhor aplicador. E mais: é gratuito!

Mas eu quero ter um pincel para base, qual devo comprar?
Bem, nesse caso, eu indico aqueles pinceis de modelo gordinho de com as cerdas “aparadas”. Eles facilitam a aplicação e permitem espalhar melhor o produto, usando uma quantidade menor. O resultado final é uma pele com pouco produto e bem coberta de forma natural.
Esse pincel também serve para polir bases de cobertura mais seca, como as da MAC por exemplo, dando um brilho natural a pele e tirando o aspecto "gesso".
**O boticário tem um modelo bem bacana (semelhante ao nro 11 da foto), super fácil de usar, cerdas mega macias e com precito bacana: +/- R$32,00. Recomendo.

Boa sorte!

Beijo""

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

RÍMEL



Em primeiro lugar vamos esclarecer que por pura decisão autoral, individual, pessoal e intransferível, neste site, máscara para cílios, será chamada sim de R-I-M-E-L.
Primeiro porque foi assim que eu aprendi desde que me entendo por gente que se maquia.
Segundo, por gosto pessoal. Acho rimel uma palavra bonita.
Terceiro por ser mais prático e econômico digitar RÍMEL, com apenas 5 caracteres, do que digitar MASCARA PARA CÍLIOS.
Quarto, porque eu acho um saco esses modismos de trocarem o nome das coisas.

Bueno!
Devaneios da escrita à parte, vamos ao que importa que é conversar sobre o rimel.

Em outro texto, comentei que se, precisasse escolher 3 itens de maquiagem para levar para uma ilha deserta um deles seria base. Pois bem, revelo que o outro seria um bom rimel.
Quando eu falo “um bom rimel”, não quero dizer que precise ser um rimel caro. Muito pelo contrário.
O importante é que seja um produto que você goste e consiga utilizar com facilidade. E para saber, tem que experimentar, não tem outro jeito.
Eu tenho algumas ressalvas quanto a RIMEL a prova d’agua. Não consigo gostar. Ou pelo menos, ainda não experimentei nenhum que eu gostasse.
Isso porque, eu tenho a impressão que eles secam demais, e acabam endurecendo demais os cílios, dando um aspecto pouco natural.
Por isso, e somente por isso, eu opto sempre por um rímel que não seja a prova d’agua.
No momento, eu estou apaixonada pelo Colossal Voluminous Express da Maybiline (esse da embalagem amarela).
Como o próprio nome diz, ele é um rimel de volume, e que não deixa os cílios muito grudados e nem exageradamente duros, plastificados.
Mas, para quem prefere mesmo o rimel a prova d’água esse rimel também é disponibilizado nesta versão.

Bem, mas tão importante quanto a pessoa se acertar com o rímel, é a pessoa usar o rimel da forma correta.
Por que mais importante do que a quantidade que se aplica, é a forma da aplicação. Essa sim – eu posso afirmar –faz toda a diferença.
Vá para frente do espelho sem pressa. Um rimel bem aplicado leva um tempinho maior do que o suposto.
Tire o excesso do pincel, deixando apenas uma pequena quantidade de produto.
Parta bem da raiz dos cílios. Aproxime-se bem do espelho para ter certeza que está começando lá da raiz mesmo.
Faça ginástica facial se for preciso. Arregale bem os olhos e comece...O estica e puxa das pálpebras é normal.
E passe, inúmeras suaves camadas. Detalhe: Para os cílios superiores, passe o rimel por cima e por baixo. Isso vai envolve-los por completo.

Por isso a importância de não carregar uma tonelada de produto a cada passada, porque evidentemente vai emplastar. E isso não é legal.

Uma vez passado o rimel, de forma correta e paciente, deixe secar um pouco...

O tempo de passar o blush, o baton, o iluminador, conferir se a pele não tá manchada etc...

Secou uns minutinhos: pegue o curvex! Pegue com vontade, ele é feio assim, mas não chega a ser um objeto de tortura medieval.

Eu sei. Eu sei que aqui a metade do povo ta achando que eu pirei de vez para querer passar o curvex depois do rimel. Mas não, minha gente. Fiquem tranqüilas.
Eu nunca perdi um cílio por conta disso.

Porque eu prefiro usar o curvex depois do rimel? Porque o efeito é imensamente potencializado e dura muito mais.
Podem usar sem medo.

Mas ATENÇÃO:

Eu não recomendo que se use o curvex depois do rimel quando este for a prova d’agua. Neste caso, o rimel endurece mais os cílios, e aí sim, corre-se o risco de grudar de mais e quebrar um ou outro pelinho.

Boa sorte!

Beijo””

Bora fazer a Pele?




Quando se fala em maquiagem, logo se pensa em sombra, batom, delineador, etc. Natural, afinal, é o que mais se nota depois da make pronta.
O que pouca gente lembra, é que para que tudo isso “aconteça” de forma que fique realmente bonito, é que a PELE é o principal.
Primeiro por ser ela a maior parte que fica aparente numa maquiagem.
Segundo, porque ela funciona como uma tela sobre a qual se cria uma arte e como tal, deve ser o mais perfeita possível.
Eu costumo dizer que se pintarmos uma parede sem reboco (só de tijolos), a tinta pega. Porém, o resultado é apenas uma parede pintada com tijolos aparecendo.
Em contrapartida, se essa parede for rebocada, alisada, revestida com massa corrida e só depois receber uma camada de tinta, ela será uma linda parede pintada.
E detalhe: Sem gastar tanta tinta.
Com a pele ocorre exatamente o mesmo processo.
Não adianta usar a sobra mais cara,  batom “tendência”, o delineador que se leva horas para passar, se tudo isso for usado sobre uma pele mal preparada.

Então garotas, o que eu recomendo é:

Preocupem-se antes de tudo com a preparação e a saúde de pele. Isso já é bem mais do que meio caminho andado.
Assim, fica fácil fazer qualquer tipo de “maquillage”, pode apostar!

Mas afinal: Como é que se faz isso?

1)    Limpe, Limpe, Limpe e Limpe. Quando achar que já está limpa, limpe novamente.

Exageros a parte, o ponto de partida de qualquer maquiagem é uma pele   limpa, sem resíduos e oleosidade,
Assim como os cabelos, que precisam estar extremamente limpos antes de uma hidratação ou outra química qualquer, a pele também precisa estar impecavelmente limpa.

Mas o que usar para Limpar?

  •  Sabonete Neutro (os de bebê são ótimos, pois não agridem a pele)
  •  Sabonete Liquido em Gel para Pele
  •  Sabonete de Glicerina
  •  Tônico Adstringente
  • Espumas de limpeza


Isto é claro, é apenas uma micro lista de exemplos, tendo em vista a infinidade de produtos que temos com esta finalidade.
O importante é limpar. O produto, você escolhe de acordo com seu gosto pessoal, seu bolso, seu humor...  J
Até porque, um produto que é excelente para uma pessoa, pode não funcionar bem em outra. Assim como também, é mito achar que só produtos caros e importados funcionam. Não é verdade.
Tudo é uma questão de adequar necessidade com suas possibilidades e então você terá encontrado o produto ideal: Aquele que funciona e pelo qual você não precisa pagar com a vida em 18 prestações.

2)    Hidrate.
Depois de tirar todas as impurezas indesejáveis da pele, é hora de hidratá-la.
Use um hidratante facial de acordo com seu tipo de pele. Importante: Quem tem pele oleosa não se engane: também precisa hidratar viu?
Para isso, existem os hidratantes que são em forma de gel, e os livres de óleo.
Mas qual é o melhor hidratante: aquele que você usar e gostar mais na sua pele. Não há regra: Esse é bom, esse é ruim!
Como sugestões que funcionaram para a minha pele, eu diria: Chronos (natura) Renew (Avon) Hidrafresh (L’oreal ).
Na duvida, procure um dermatologista. Ninguém melhor do que ele para indicar o produto certo para sua pele.
E capriche na hora de hidratar! Não vale apenas “despejar” o creme para besuntar a pele. Massageie, sinta sua pele ficando viçosa e irrigada. Isso por si só, já dá um aspecto muito mais saudável e  ajuda a revelar um brilho natural que todas nós temos.

3)    Experimente usar um PRIMER.

Sabe aquelas coisas que antes de se ter, a gente não vê qual é a utilidade e depois que usa não consegue viver sem?
Esta é a minha relação com o PRIMER.
Estou usando o MAGICS do Avon, e posso garantir que não só é útil, como faz toda a diferença.
Para quem ainda não teve a oportunidade de usar, trata-se de um produto pré base que tem como objetivo minimizar linhas de expressão, diminuir poros dilatados e pequenas imperfeições da pele. Além disso, ele cria uma película que faz com que a base deslize mais, facilitando a aplicação e evitando acúmulos em alguns pontos.
Não bastassem todas essas vantagens, ele deixa a pele com um toque literalmente aveludado e segura a maquiagem por mais tempo. Vale a pena experimentar.
Entretanto, ressalto: Não vá passar o primer e ir correndo se olhar no espelho achando que a pele renasceu das cinzas, porque você não vai ver nada.
O resultado só aparece quando usamos a base por cima dele. Daí sim dá pra notar a diferença. Quer testar? Tá com tempo? Experimenta de um lado do rosto usar só a base direto na pele e do outro lado usar o primer e depois a base.


4)    Base , a base de tudo.

Se eu tivesse que escolher somente 3 produtos para levar para uma ilha deserta, um deles fatalmente seria a Base. J
Brincadeiras a parte, é ela quem vai fazer com que toda  e qualquer maquiagem apareça na sua pele.
Temos um infinidade de tipos, preços e cores no mercado. Teste, experimente, cheire, use e eleja a sua favorita.

Mas qual a melhor base?

Bem, como tudo: Depende.
Depende do tipo de pele;
Depende se você quer uma base que dure mais ou menos;
Depende o tipo de cobertura que você procura: Cobertura mais leve (ideal para o dia a dia) ou Cobertura mais pesada (ideais para aquelas ocasiões em que a maquiagem precisa durar mais)

Avaliando tudo isso, seguem algumas dicas:

Pessoas com a pele muito oleosa, devem optar pelas bases oil free, ou: livres de óleo. Entre as nacionais temos boas opções com as bases da Vult, Mary Kay Natura e Boticário,  por exemplo. Apesar de serem liquidas, não deixam a pele oleosa e tem uma boa cobertura.

Pessoas com muitas linhas de expressão, devem optar por uma base com hidratante potente. Um bom exemplo é a base Renew da Avon, que além de ter excelente cobertura, ainda disfarça linhas de expressão. Recomendo.

Outra base que costumo indicar, é a base em Mousse. Tenho gostado bastante da Maybiline. A textura é ótima, com uma boa cobertura e assim que aplicada, ela dá uma “secada”, ficando com um efeito mate. Isso melhora a fase seguinte – aplicação do pó – pois possibilita que seja aplicada uma quantidade menor desse produto.

Para quem tem a pele normal, a boa dica é a da linha Intense  do Boticário.É uma base liquida, de cobertura leve, e super hidratante, excelente para ser usada no dia a dia. E o melhor: tem o preço super acessível.

Na mesma linha de bases liquidas, de cobertura leve e precinho camarada, tem as da Natura, da linha Aquarela,Vult e também a do Avon.
Minha única ressalva sobre as bases que se compra em catálogos, é quanto a escolha da cor. Acho sempre complicado comprar base escolhendo pelo catalogo, pois a cor sempre diferencia um pouco. Mas, se você já sabe qual a cor ideal para sua pele, no problem!

Para quem estiver a fim de investir numa base de excelente qualidade, e valor igualmente superior, recomendo a Accord Parffait da L’oreal (R$100,00), e as bases da MAC (R$120,00).
No caso da eleita ser uma base MAC, Loreal, ou similar, de cobertura mais forte, cuidado na aplicação.
Por serem bases que “secam” mais rápido, quem não tem muita prática pode ter um pouco de dificuldade para espalhar uniformemente.
Mas um bom truque, é usar um pincel do tipo BASE / PÓ, para dar uma “polida” na base depois de completar a aplicação. Isso confere um brilho a mais na pele, e deixa a cobertura menos artificial.
Em ambos os casos, principalmente por se tratarem de bases com cobertura mais forte, minha principal recomendação é experimente. Toque, coloque na pele e escolha a melhor cor. A propósito, a melhor cor, é aquela que “desaparece” na pele. Nem mais clara, nem mais escura. Ah, e nada de testar na mão hein!
O local indicado para saber se a cor é boa é no pescoço, ou na divisão do rosto com o pescoço.

5)    Corretivo... só se for realmente necessário.
Na maioria dos casos a base da conta do recado, sem maiores dramas. Nos casos em que, mesmo aplicando a base, se faz necessário o corretivo, aplique dando leves batidinhas com o dedo, sem esfregar para não acumular criando mais linhas de expressão nos olhos.
O momento certo de passar: Depois da base.
A cor certa: Da cor da pele.
Corretivos muito claros, apesar de muitas pessoas terem a idéia de que “clareiam” as olheiras, acabam as vezes manchando e dando a impressão de que a pessoa tomou banho de sol de óculos, ou então que passou Hipoglos abaixo dos olhos. Nada legal.
Para quem tem olheiras muito escuras, os corretivos amarelos (Mary Kay por exemplo) são excelentes, ao passo que os corretivos verdes somem com as olheiras mais avermelhadas.
Por motivos óbvios (a menos que você queira sair por aí fazendo o estilo Fiona) esses corretivos devem ser passados ANTES da base, ok?


6)    Pó… cuidado com ele!

Aquilo que é capaz de dar um acabamento belíssimo numa maquiagem, pode também colocar tudo a perder.
Então, lembremo-nos: Menos é Mais.
Menos pó = melhor acabamento.

As imperfeições da pele, devem ser corrigidas com a base. O pó, deve servir apenas para dar acabamento e tirar a oleosidade, ou o “brilho” da pele.
Por isso, a melhor forma de aplicar o pó, é com um pincel grande, e macio. Ele vai depositar apenas o suficiente na pele para produzir uma textura leve e natural.
Mas o que fazer com as esponjinhas que vem “de brinde” no pó?
Guarde ela para tirar o excesso quando pesar a mão na base. Mas para aplicar o pó, NUNCA, JAMAIS, DE MODO ALGUM, combinado?

Com relação ao pó, você não precisa ser lá tão exigente com marcas e preços, pois a quantidade a ser usada é muito pequena, então um pó da Avon, Natura, O Boticário, são pra lá de suficiente, ok?

Bóra fazer a PELE!!!!