segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Bora fazer a Pele?




Quando se fala em maquiagem, logo se pensa em sombra, batom, delineador, etc. Natural, afinal, é o que mais se nota depois da make pronta.
O que pouca gente lembra, é que para que tudo isso “aconteça” de forma que fique realmente bonito, é que a PELE é o principal.
Primeiro por ser ela a maior parte que fica aparente numa maquiagem.
Segundo, porque ela funciona como uma tela sobre a qual se cria uma arte e como tal, deve ser o mais perfeita possível.
Eu costumo dizer que se pintarmos uma parede sem reboco (só de tijolos), a tinta pega. Porém, o resultado é apenas uma parede pintada com tijolos aparecendo.
Em contrapartida, se essa parede for rebocada, alisada, revestida com massa corrida e só depois receber uma camada de tinta, ela será uma linda parede pintada.
E detalhe: Sem gastar tanta tinta.
Com a pele ocorre exatamente o mesmo processo.
Não adianta usar a sobra mais cara,  batom “tendência”, o delineador que se leva horas para passar, se tudo isso for usado sobre uma pele mal preparada.

Então garotas, o que eu recomendo é:

Preocupem-se antes de tudo com a preparação e a saúde de pele. Isso já é bem mais do que meio caminho andado.
Assim, fica fácil fazer qualquer tipo de “maquillage”, pode apostar!

Mas afinal: Como é que se faz isso?

1)    Limpe, Limpe, Limpe e Limpe. Quando achar que já está limpa, limpe novamente.

Exageros a parte, o ponto de partida de qualquer maquiagem é uma pele   limpa, sem resíduos e oleosidade,
Assim como os cabelos, que precisam estar extremamente limpos antes de uma hidratação ou outra química qualquer, a pele também precisa estar impecavelmente limpa.

Mas o que usar para Limpar?

  •  Sabonete Neutro (os de bebê são ótimos, pois não agridem a pele)
  •  Sabonete Liquido em Gel para Pele
  •  Sabonete de Glicerina
  •  Tônico Adstringente
  • Espumas de limpeza


Isto é claro, é apenas uma micro lista de exemplos, tendo em vista a infinidade de produtos que temos com esta finalidade.
O importante é limpar. O produto, você escolhe de acordo com seu gosto pessoal, seu bolso, seu humor...  J
Até porque, um produto que é excelente para uma pessoa, pode não funcionar bem em outra. Assim como também, é mito achar que só produtos caros e importados funcionam. Não é verdade.
Tudo é uma questão de adequar necessidade com suas possibilidades e então você terá encontrado o produto ideal: Aquele que funciona e pelo qual você não precisa pagar com a vida em 18 prestações.

2)    Hidrate.
Depois de tirar todas as impurezas indesejáveis da pele, é hora de hidratá-la.
Use um hidratante facial de acordo com seu tipo de pele. Importante: Quem tem pele oleosa não se engane: também precisa hidratar viu?
Para isso, existem os hidratantes que são em forma de gel, e os livres de óleo.
Mas qual é o melhor hidratante: aquele que você usar e gostar mais na sua pele. Não há regra: Esse é bom, esse é ruim!
Como sugestões que funcionaram para a minha pele, eu diria: Chronos (natura) Renew (Avon) Hidrafresh (L’oreal ).
Na duvida, procure um dermatologista. Ninguém melhor do que ele para indicar o produto certo para sua pele.
E capriche na hora de hidratar! Não vale apenas “despejar” o creme para besuntar a pele. Massageie, sinta sua pele ficando viçosa e irrigada. Isso por si só, já dá um aspecto muito mais saudável e  ajuda a revelar um brilho natural que todas nós temos.

3)    Experimente usar um PRIMER.

Sabe aquelas coisas que antes de se ter, a gente não vê qual é a utilidade e depois que usa não consegue viver sem?
Esta é a minha relação com o PRIMER.
Estou usando o MAGICS do Avon, e posso garantir que não só é útil, como faz toda a diferença.
Para quem ainda não teve a oportunidade de usar, trata-se de um produto pré base que tem como objetivo minimizar linhas de expressão, diminuir poros dilatados e pequenas imperfeições da pele. Além disso, ele cria uma película que faz com que a base deslize mais, facilitando a aplicação e evitando acúmulos em alguns pontos.
Não bastassem todas essas vantagens, ele deixa a pele com um toque literalmente aveludado e segura a maquiagem por mais tempo. Vale a pena experimentar.
Entretanto, ressalto: Não vá passar o primer e ir correndo se olhar no espelho achando que a pele renasceu das cinzas, porque você não vai ver nada.
O resultado só aparece quando usamos a base por cima dele. Daí sim dá pra notar a diferença. Quer testar? Tá com tempo? Experimenta de um lado do rosto usar só a base direto na pele e do outro lado usar o primer e depois a base.


4)    Base , a base de tudo.

Se eu tivesse que escolher somente 3 produtos para levar para uma ilha deserta, um deles fatalmente seria a Base. J
Brincadeiras a parte, é ela quem vai fazer com que toda  e qualquer maquiagem apareça na sua pele.
Temos um infinidade de tipos, preços e cores no mercado. Teste, experimente, cheire, use e eleja a sua favorita.

Mas qual a melhor base?

Bem, como tudo: Depende.
Depende do tipo de pele;
Depende se você quer uma base que dure mais ou menos;
Depende o tipo de cobertura que você procura: Cobertura mais leve (ideal para o dia a dia) ou Cobertura mais pesada (ideais para aquelas ocasiões em que a maquiagem precisa durar mais)

Avaliando tudo isso, seguem algumas dicas:

Pessoas com a pele muito oleosa, devem optar pelas bases oil free, ou: livres de óleo. Entre as nacionais temos boas opções com as bases da Vult, Mary Kay Natura e Boticário,  por exemplo. Apesar de serem liquidas, não deixam a pele oleosa e tem uma boa cobertura.

Pessoas com muitas linhas de expressão, devem optar por uma base com hidratante potente. Um bom exemplo é a base Renew da Avon, que além de ter excelente cobertura, ainda disfarça linhas de expressão. Recomendo.

Outra base que costumo indicar, é a base em Mousse. Tenho gostado bastante da Maybiline. A textura é ótima, com uma boa cobertura e assim que aplicada, ela dá uma “secada”, ficando com um efeito mate. Isso melhora a fase seguinte – aplicação do pó – pois possibilita que seja aplicada uma quantidade menor desse produto.

Para quem tem a pele normal, a boa dica é a da linha Intense  do Boticário.É uma base liquida, de cobertura leve, e super hidratante, excelente para ser usada no dia a dia. E o melhor: tem o preço super acessível.

Na mesma linha de bases liquidas, de cobertura leve e precinho camarada, tem as da Natura, da linha Aquarela,Vult e também a do Avon.
Minha única ressalva sobre as bases que se compra em catálogos, é quanto a escolha da cor. Acho sempre complicado comprar base escolhendo pelo catalogo, pois a cor sempre diferencia um pouco. Mas, se você já sabe qual a cor ideal para sua pele, no problem!

Para quem estiver a fim de investir numa base de excelente qualidade, e valor igualmente superior, recomendo a Accord Parffait da L’oreal (R$100,00), e as bases da MAC (R$120,00).
No caso da eleita ser uma base MAC, Loreal, ou similar, de cobertura mais forte, cuidado na aplicação.
Por serem bases que “secam” mais rápido, quem não tem muita prática pode ter um pouco de dificuldade para espalhar uniformemente.
Mas um bom truque, é usar um pincel do tipo BASE / PÓ, para dar uma “polida” na base depois de completar a aplicação. Isso confere um brilho a mais na pele, e deixa a cobertura menos artificial.
Em ambos os casos, principalmente por se tratarem de bases com cobertura mais forte, minha principal recomendação é experimente. Toque, coloque na pele e escolha a melhor cor. A propósito, a melhor cor, é aquela que “desaparece” na pele. Nem mais clara, nem mais escura. Ah, e nada de testar na mão hein!
O local indicado para saber se a cor é boa é no pescoço, ou na divisão do rosto com o pescoço.

5)    Corretivo... só se for realmente necessário.
Na maioria dos casos a base da conta do recado, sem maiores dramas. Nos casos em que, mesmo aplicando a base, se faz necessário o corretivo, aplique dando leves batidinhas com o dedo, sem esfregar para não acumular criando mais linhas de expressão nos olhos.
O momento certo de passar: Depois da base.
A cor certa: Da cor da pele.
Corretivos muito claros, apesar de muitas pessoas terem a idéia de que “clareiam” as olheiras, acabam as vezes manchando e dando a impressão de que a pessoa tomou banho de sol de óculos, ou então que passou Hipoglos abaixo dos olhos. Nada legal.
Para quem tem olheiras muito escuras, os corretivos amarelos (Mary Kay por exemplo) são excelentes, ao passo que os corretivos verdes somem com as olheiras mais avermelhadas.
Por motivos óbvios (a menos que você queira sair por aí fazendo o estilo Fiona) esses corretivos devem ser passados ANTES da base, ok?


6)    Pó… cuidado com ele!

Aquilo que é capaz de dar um acabamento belíssimo numa maquiagem, pode também colocar tudo a perder.
Então, lembremo-nos: Menos é Mais.
Menos pó = melhor acabamento.

As imperfeições da pele, devem ser corrigidas com a base. O pó, deve servir apenas para dar acabamento e tirar a oleosidade, ou o “brilho” da pele.
Por isso, a melhor forma de aplicar o pó, é com um pincel grande, e macio. Ele vai depositar apenas o suficiente na pele para produzir uma textura leve e natural.
Mas o que fazer com as esponjinhas que vem “de brinde” no pó?
Guarde ela para tirar o excesso quando pesar a mão na base. Mas para aplicar o pó, NUNCA, JAMAIS, DE MODO ALGUM, combinado?

Com relação ao pó, você não precisa ser lá tão exigente com marcas e preços, pois a quantidade a ser usada é muito pequena, então um pó da Avon, Natura, O Boticário, são pra lá de suficiente, ok?

Bóra fazer a PELE!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário